Júlia Pinho e Rayanne Azevedo
VEJA Rio (@VEJARio)
«Músicos ouvidos por Veja Rio acreditam que guinada on-line mantenha acesa a atração pelo gênero».
«Em meio ao reinado das lives, a experiência dos concertos também é redimensionada para as plataformas digitais. Principal casa do gênero na cidade, a Sala Cecília Meireles também se afina à partitura on-line. Enquanto integra o conjunto de espaços culturais temporariamente fechados pela pandemia, o tradicional polo de formação e difusão da música erudita oferece uma playlist no Youtube com mais de 130 concertos ali realizados por mais de meio século.
»A iniciativa pretende compensar parcialmente a falta das apresentações presenciais. Busca manter acesos o contato com o público e a atmosfera dos concertos. Mais à frente, a experiência digital talvez renda novas etiquetas e novos horizontes para o consumo deste bem cultural. VEJA RIO conversou com alguns músicos clássicos para avaliar a guinada on-line e indicar concertos imperdíveis naquela extensa lista. Uma espécie de “Top 10 dos concertos da Sala Cecilia Meireles”, ora revisitados sob a regência do mundo digital.
»Para o musicista e doutor em fagote Elione Medeiros, o fascínio de estar presente nas apresentações retorna de forma nostálgica e saudosa por meio da oferta on-line. Ele acredita que esta forma de manter viva a chama da música de concerto fará o público valorizar a experiência digital mesmo quando as apresentações retornarem às atividades regulares, presenciais.
»O maestro e violinista Felipe Prazeres acredita que a playlist oferecida pela Sala contemple o público durante a pandemia. Mas, na opinião dele, “não há comparação com as apresentações ao vivo”. Por outro lado, o maestro considera a iniciativa fundamental para manter a vida musical na cidade.
»A pianista Simone Leitão também destaca a importância de, em meio ao isolamento social, manter a musicalidade numa cidade como o Rio. Assim tem feito a sucessão de lives. Desempenham um papel pioneiro, avalia a pianista a musicista. Simone acredita que a onda pode aproximar mais o público dos concertos depois da pandemia. Pois as plataformas digitais podem acentuar o “forte poder de atração” da música clássica. “Quanto mais você ouve, mais entende. E quanto mais você entende, mais quer ouvir”, argumenta.
»Simone acrescenta que sente falta de concertos recentes como a Sonata de Bartok para dois pianos e percussão, que ela dirigiu. Havia dezesseis anos que não era produzida no Rio.
»Como a experiência dos concertos foi transferida da Sala Cecília Meireles para a sala de casa durante o isolamento, VEJA RIO seleciona, com a ajuda desses músicos, dez sugestões da lista de 130 apresentações disponíveis no canal do YouTube da Sala Cecília Meireles. Dela fazem parte nomes como José Siqueira, Villa Lobos e Ronaldo Miranda: Na Sala Cecília Meireles».
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